terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mágica

Esse final de semana foi mágico!!

Como não inspirar-se com a música e a poesia, e porque não dizer com a poética música d’O Teatro Mágico? Como não se encantar com os malabarismos, as brincadeiras daqueles encantadores bonecos?

Domingo, um delicioso almoço e para fechar o dia com chave de ouro, uma divertida peça de teatro.

Essa não foi a mágica do final de semana! A mágica não está em todos esses eventos.

A mágica está nos encontros! Está na adorável companhia de quem amamos!!

Quando os olhos se encontram e se reconhecem, aí está a mágica!

Quando a gratidão se resume à um sincero aperto de mão, aí está a mágica!

Quando te olham nos olhos e te dizem “obrigada”! Aí está a mágica!
A mágica esta em se fazer amigos! Em compartilhar momentos, em “descobrir-se no outro e outro no um”.

A mágica da vida, da minha vida, são os encontros, breves ou demorados, onde faço amigos, falo com amigos, aprendo com eles, me divirto, choro, brinco.

A mágica foi ter encontrado tantos palhaços e esses palhaços terem tocado meu coração. A maquiagem, a roupa, o riso que brota sem querer...

Se os políticos fossem palhaços, se os patrões fossem palhaços, se todos fossemos um pouquinho palhaço, ah que mundo incrível!!

O picadeiro sempre lotado de gente com esperança, com amor, e com fé. Fé na vida, fé nos seres humanos, fé em si mesmo.
Um amigo definiu pra mim o que é ser palhaço:

“Ser palhaço é algo mágico, que transforma quem faz e quem recebe... é olhar com coração... é brincar com emoção... sem compromisso do certo ou errado, é alegra-se e poder alegrar.” Tuingo Picollo (http://bubioficolo.blogspot.com/)

O que a gente leva dessa vida são as coisas que aprendemos e os amigos que fazemos!
Tenho orgulho e o privilégio de dizer, que sou amiga de muitos palhaços!!

Aos palhaços que encheram meu final de semana de mágica, e aos amigos e amores que enchem todos os meus dias de mágica, OBRIGADA!!

“A vida é a arte do encontro , embora haja tantos desencontros pela vida.” Vinícius de Moraes

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Quanta falta... de inspiração

Olá meus amigos que costumam visitar esse pedacinho de mim.

Desculpem-me pela falta de novidades... o coração está sem inspiração e a cabeça cheia de trabalho, que pela ética da profissão, não posso contar à vocês.

Prometo que em breve voltarei com mais algumas gracinhas... (risos).

Saudades do mar... do cheiro do mar, das ondas do mar...Acho que o mar é meu verdadeiro grande amor!!!!

Acredito na humanidade, mas ultimamente está difícil conviver com ela!!

P.S. As duas últimas frases não tem nada a ver com o restante do post... mas me deu vontade de escrever.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Carta à uma amiga!

Então é isso!

Um dia a gente olha para o lado e todos os nossos amigos se casaram, tiveram filhos, estão parando de fumar, mudando de emprego, fazendo teatro, trocando de amor, e você se pergunta "onde é que eu estava que perdi tudo isso?".

É engraçado como a gente sempre tem a desculpa perfeita: Falta de Tempo!!

Hoje, enquanto escova os dentes para vir ao escritório, ouvi na TV o jornalista Alberto Villas sobre seu novo livro. O livro vai se chamar (ainda não foi lançado) "Onde foi parar o nosso tempo". Nesse livro ele aborda o fato de que antigamente as pessoas perdiam muito tempo com coisas como lavar fraldas, cozinhar e esquentar a comida, e que hoje tudo é adquirido por um processo bem mais prático, e questiona o que é que fazemos com esse tempo que conseguimos "economizar".

E vendo como meus amigos estão caminhando, e olhando para mim e tudo o que eu fiz nos últimos 2 anos, me pergunto: o que eu fiz com esse tempo todo?

Nossa... eu trabalhei!!

Pouco vi meus amigos!! Pouco liguei para eles, pouco perguntei como estavam.

Estava sempre ocupada com alguma coisa, como ganhar dinheiro por exemplo!!!

E hoje, olho pra mim e vejo o tempo que perdi!!

Minha adorada amiga Silvia esta de mudança!! Vida nova, cidade nova, novos desafios. Tenho certeza de que ela será bem sucedida. É o tipo de pessoa que a gente olha e diz: essa vai ter sucesso!! Linda, loira, inteligente, e de coração puro!! Assim é minha amiga.

Ri quando ela disse que se soubesse que se fosse embora iriamos reunir algumas amigas pra jogar convesa fora, ela teria dito antes que estava indo, so para nos reunirmos mais...

Ela está certa!!

Vou sentir saudades querida. Agoro vejo "quanta falta" você nos fará!!

Por mais que a gente não se visse com frequencia, é sempre bom saber que os amigos estão à mão, pra quando eventualmente precisarmos. Credo!! Que pensamento egoísta!!

Você terá muito sucesso, mas principalmente, será muito feliz!!! Eu tenho certeza disso!!! Você merece!!

Não é um adeus!! É apenas um até logo!! Um breve até logo!!

Vá confiante desbravar novos caminhos, e saiba, estarei sempre por aqui, ou acolá, mas sempre a sua mais interia disposição!!

Beijos com amor!!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Adotar é tudo de bom!!

Pessoal

Essa campanha da Pedigree ja alcançou sua meta: 100.000.00 acessos, em apenas 6 dias. Hoje quando acessei esse numero era mais que o dobro.

A empresa vai doar 100.000.00 refeições para cãezinhos abandonados.

Mesmo ja tendo sido alcançada a meta, assisti o video 4 vezes. E convido todos à assistirem. Vamos aumentar essa rede de gente boa querendo fazer o bem.

A minha cachorrinha foi achada na rua e adotada por toda minha família. Certamente que é o nosso amor!!!! E é a melhor e mais amorosa pessoa de quatro patas que eu conheço!!

Muitos vão pensar que essa é uma ótima campanha publicitária. E concordo é mesmo. E das melhores, pois além de incentivar as pessoas a comprar o produto que eles estão vendendo, tem responsabilidade social, incentiva a adoção de cães abandonados e trata desses quando em abrigos.

Não sou totalmente contra o capitalismo, (só um pouquinho) mas quando vejo campanhas assim, com responsabilidade e amor, sinto-me obrigada a divulgar.

Como slogan da campanha mesmo diz "Adotar é tudo de bom". Não só cachorrinho. Temos milhares de crianças em abrigos esperando por nosso amor.

Se voce, assim como eu, é apaixonado por cães, assista o filme. Se não é, assista tambem... nem que seja só pra agradar essa amiguinha sentimental que vos escreve.

Acessem o link abaixo.

Beijos



http://www.youtube.com/watch?v=2DR6XqBKkSM

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

E tudo continua igual na terra da Lingüiça!!

Estive hoje na audiência pública que discute projeto de lei do Executivo Municipal que visa alterar a natureza jurídica da FESB – Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança, tonando-a de Direito Privado.

É uma pena que tão poucas pessoas tenham podido comparecer, pois o Vereador Toninho Monteiro presidiu muito bem a sessão, todos puderam falar e todas as dúvidas foram sanadas, num belo exemplo do exercício da democracia e da cidadania.

Foram divulgados números como folha de pagamento de R$ 650.000,000, remunerando cerca de 270 funcionários.

Atualmente há em torno de 1500 alunos matriculados desses, 1/3 são bolsistas através do FIES, Escola da Família, Uneafro, Educafro, Prefeitura e Câmara Municipal.

Ficou bastante claro que a FESB “sobrevive” apenas do arrecadado com as mensalidades, e que, além da porcentagem paga pela prefeitura e câmara referente à seus bolsistas, o Poder Público não investe na Fundação. Não há repasse de verba embora exista previsão legal.

O relatado é que a FESB, em decorrência de ingerências políticas (essas foram palavras amplamente utilizadas) de governos passados, tornaram a FESB um instituição amarrada ao poder público, sem contudo receber subvenção deste.

Os problemas devem-se ao fato de a personalidade jurídica da entidade não ser claramente definida, (se é publica ou privada), e por isso a Fundação encontra enorme entrave quando busca assinaturas de convênios com outras entidades, inclusive de incentivo à pesquisas, BNDES, e outras, pois não há registro de atas das reuniões do Conselho, tão pouco o estatuto esta regularizado de acordo com o Novo Código Civil, que entrou em vigor em 2002 (!!!!!!), e conseqüentemente não foi registrado.
Nas palavras da Profª. Drª Rita, presidente da Fundação, não podem sequer abrir conta bancária, e a que foi aberta para receber os valores relativos ao “Escola da Família”, não pode ser movimentada.

E que muito embora todos esses problemas a FESB vem sido premiada nacional e internacionalmente pelos projetos desenvolvidos.

Na audiência estavam presentes vários funcionários da Fundação, Valdo, aluno da FESB e membro da Educafro, Sandra Helena representando a Sec. Educação e que foi embora muito antes dos debates, Assunção da Mas, Kelmer, presidente o PCdoB, Sonsin, Tales representando entidade de estudantes, os Vereadores Toninho Monteiro e Miguel Lopes, que também se retirou muito antes dos debates, porém justificando problemas e saúde na família, a presidente , Profª. Drª Rita e o advogado da FESB Dr. Arcênio, Luiz, dono do Objetivo e membro do Conselho Municipal de Educação, e eu (claro).

Aproveito a oportunidade para estampar minhas impressões pessoais.

Foi “vendido” (com todo respeito as boas intensões) aos funcionários e alunos acredito eu, embora não estivem devidamente representados, a idéia de que a alteração na natureza jurídica da entidade é a tábua de salvação. Todos mantinham o mesmo discurso uníssono de que a situação é grave, e precisa ser resolvida imediatamente, e que a Lei proposta era a única saída para a FESB.

Me senti jurada, como já fui várias vezes, no Tribunal do Juri. De um lado alguns tentando convencer (à não sei quem), que essa era a melhor saída, de outro, aqueles (poucos) tentando buscar maiores esclarecimentos pois essas pseudo privatização não parecia a melhor alternativa. O próprio vereador Miguel Lopes questionou ao advogado da Fundação, se não haveria outra saída.
Frisa-se: NINGUÉM era contra o projeto, apenas buscou-se ampliar o debate e preservar o interesse público!!

Entre debates saudáveis e outros nem tanto, questionei o advogado qual o óbice de, ao invés de tornar a entidade de Direito Privado, por que não torná-la de Direito Público efetivamente. Ele não soube me responder. Disse apenas que foi consultado para toná-la privada e que caberia ao prefeito esclarecer esse meu por que. Quem respondeu mais adequadamente (?) a pergunta foi o membro do Conselho de Educação afirmando que se a prefeitura assumisse agora a FESB não haveria verba pública suficiente para arcar com os gastos, e que se assim fosse não poderiam cobrar mensalidades.

Na verdade minha pergunta era mais profunda, mas não havia nenhum membro do Executivo que pudesse responde-la. A pergunta é: e por que não? Por que não se desenvolve um projeto para total municipalização da FESB? Por que a prefeitura não assume essa tão nobre entidade?

E essa questão foi respondida, veladamente, explicitando a verdadeira “política social” (ironia) que o PSDB faz: privatização visando o lucro. E povo, perguntei eu? Com cara de desdém me respondem: “o povo não se interessa por essas coisas. Graças a Deus existe o capitalismo!”
Muito embora nenhum de nós, aliás pouquíssimos em Bragança de alguma credibilidade para o que a referida pessoa fala, esta pessoa reproduz fielmente a política partidária que ela segue, a ideologia (se é que eles tem) do partido a que é filiada PSDB.

Todos queriam garantir que a participação do Legislativo, Executivo e popular seria preservada atraves da elaboração de um chamado "Plano Diretor".
Pergunto eu, quem garante que, passada essa gestão que demonstra realmente muito amor e muita dedicação à Fundação, não será instituída uma política de geração de lucro que atenda exclusivamente o interesse privado? De que forma, sendo privada, o Poder Público poderá intervir nas ações da entidade?
Como bem argumentou o Tales, educação não é mercadoria para ser comercializada!!
O art. 4º do PL prevê que os estatutos e regimentos, e o tal Plano Diretor, serão entregues para avaliação da Câmara e entidades em até 30 dias contados da promulgação da lei.
Vitoria dos debatedores: será apresentada antes da votação.
Dias 20 e 27 serão as votações na Câmara.

Por óbvio que a FESB se tornará privada. Não porque seja a única saída, mas porque os que defendem essa mudança na sua natureza jurídica, inflamados e apaixonados que são conseguirão, com o apoio do Executivo municipal que a lei seja aprovada. Um dos que apóia o projeto inclusive é companheiro de partido, Profº. Pedro Fernandes. Aqueles que tiverem oportunidade e curiosidade, seria de grande valia para enriquecer este debate que conversassem com ele.

A audiência terminou com algumas ofensas de pessoas que por não tem o que dizer, sempre dizem besteiras.

E tudo continua igual na terra da Lingüiça!!